STUDIO PILATES PASSOS - Saúde e Bem Estar !!

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Evite as cãibras na hora do exercício

April 9th, 2013 by Revista Pilates

Você está na academia quando, de repente, sente aquela pontada desconfortável, que parece não ter controle. São ascãibras, contrações involuntárias e dolorosas do músculo que afetam, principalmente, a região das pernas e dos pés.
A dor geralmente surge quando o organismo perde muito líquido – daí a maior incidência durante os exercícios – e diminui os níveis de minerais como o potássio, o sódio e o magnésio. Essas substâncias são eliminadas através do suor.
Fazer muito esforço físico e ingerir muitos carboidratos antes dos exercícios também pode causar esse desconforto. Por isso, antes de ir para a academia ou para a aula de Pilates, fique atento a algumas orientações bem práticas para evitar essa dorzinha.

Instituto Aica

•  Faça uma boa hidratação antes, durante e depois dos exercícios;
•  Para repor os níveis de sódio no intervalo dos exercícios, escolha as bebidas isotônicas;
•  Use calçados adequados e confortáveis. Isso vale tanto para quem faz esportes quanto para quem fica muito tempo em pé;
•  Durante os treinos, procure parar para comer alguma coisa que tenha cálcio e carboidratos, como uma barrinha de cereais ou uma banana, por exemplo;
•  Reponha o sódio com alimentos salgados e descanse bem depois de um treino intenso;
•  Alongue: um músculo aquecido e alongado tem menos chances de sofrer contrações involuntárias;
•  Não exagere. O excesso de exercícios pode causar cãibras fortes e frequentes. Respeite seus limites;
•  Segundo o fisiologista Raul Santo, para o site Minha Vida, é bom evitar alimentos e bebidas diuréticas, para amenizar a perda de nutrientes;
•  E claro, tenha uma alimentação bem equilibrada, com alimentos ricos em cálcio (queijo branco), magnésio(castanhas e folhas) e potássio (banana, água de coco e arroz integral).
Tá doendo, e agora?
Quando a dor aparecer, não entre em pânico. Os especialistas recomendam compressas de água morna oumassagem no local para melhorar a oxigenação muscular. Isso alivia o desconforto imediato. Não faça nenhum tipo de alongamento na hora da cãibra, pois isso pode provocar lesões mais sérias.

Pilates: mais do que moda, saúde da mente e do corpo

April 23rd, 2013 by Revista Pilates

O desejo de uma melhor qualidade de vida tem feito com que muitas pessoas busquem atividades relacionadas com o conceito de wellness, ou seja, atividades que têm como objetivo mais do que melhorar a condição física do praticante, melhorar também aspectos emocionais, sociais e – por que não – espirituais.
Essa demanda faz com cada vez mais técnicas sejam disponibilizadas. Entre as atividades mais procuradas está oPilates, que vem crescendo vertiginosamente nas duas últimas décadas. Porém, não é só o fato de ser uma atividade da moda o responsável pelo sucesso do método, mas seus resultados, benefícios e vantagens.
Esta técnica visa trabalhar o corpo como um todo, trazendo equilíbrio muscular e mental, além de proporcionar melhoras da execução de qualquer movimento, seja ele parte das atividades da vida diária, seja parte de modalidades esportivas de alto nível.
segredo de tantos benefícios é muito simples de entender, mas exige do praticante disciplina para que os resultados sejam percebidos e efetivos, assim como acontece com a prática de qualquer exercício físico.
Os benefícios físicos, psicológicos e mentais são inúmeros. Dentre eles podemos destacar:
- maior tônus e resistência muscular;
- melhora da flexibilidade;
- maior mobilidade em todas as articulações, inclusive a coluna;
- aumento da densidade óssea;
- aumento da força muscular sem hipertrofia exagerada;
- trabalho da musculatura profunda e estabilizadora, especialmente do abdômen;
- melhor alinhamento postural;
- coluna mais saudável e flexível;
- melhor circulação sanguínea e, consequentemente, melhor oxigenação dos tecidos;
- melhora da capacidade pulmonar e respiratória;
- alívio de tensões desnecessárias;
- melhora do desempenho sexual devido ao trabalho da musculatura do assoalho pélvico;
alívio de dores e de estresse;
- maior controle motor;
- melhora da consciência corporal;
- melhora da auto-estima.
Além disso, a técnica também pode ser utilizada na reabilitação de lesões, traumas, cirurgias, patologias posturais, neurológicas ou motoras. Podendo ou não ser associada a outras terapias. Bem como nas atividades físicas, onde o Pilates é um excelente complemento para qualquer exercício.
Aproveite!
April 23rd, 2013 by Revista Pilates
Por Renata Moraes
Instrutora Certificada STOTT PILATESTM
Fonte: Revista Pilates

#PratiquePilates – Flexão no solo com a Stability Chair

April 24th, 2013 by Revista Pilates

EXERCÍCIOFlexão no solo, para frente (dificuldade intermediária)
Para iniciar o exercício, mantenha-se nesta posição: sentado o mais ereto possível, de frente para a Stability Chair. Peso logo atrás dos ísquios, lombar levemente flexionada, torácica alongada. Pernas aduzidas e joelhos levemente flexionados, com os pés (arcos ou calcanhares) na extremidade frontal da cadeira. Braços estendidos para frente com as palmas apoiadas no pedal elevado. Escápulas estabilizadas.

Flexão no solo com a Stability Chair da Stott Pilates™
Para preparar, inspire (afinal, a respiração correta é fundamental na prática do Pilates). Em seguida, expire, mantenha a pelve estável e, iniciando do topo da cabeça, aumente a flexão da coluna para pressionar o pedal para baixo. Mantenha os braços na mesma relação com o tronco. Inspire. Alongue a coluna à posição inicial, soltando o pedal. Complete este exercício de três a cinco vezes.
Dica: posicione um colchonete no chão, em frente à cadeira, para tornar a posição inicial ainda mais confortável.

Reconciliando-se com o próprio corpo – Martha Medeiros

April 25th, 2013 by Revista Pilates


Foto: Ilustração Sérgio Carreiras
Encontramos esta semana uma crônica super legal da escritora gaúcha Martha Medeiros, colunista do jornal Zero Hora, do Rio Grande do Sul, falando sobre a mágica que é fazer Pilates. Vale a pena ler!

Reconciliando-se com o próprio corpo
Por Martha Medeiros
Jornal ZERO HORA – 10/04/2013
Pratico exercícios desde sempre. Já dancei jazz, nadei, joguei vôlei, fiz aeróbica, musculação, mas nada disso me tornou uma amante da vida esportiva. O que me levava a essa movimentação intensa era a consciência de que manter uma atividade física enrijece o corpo e oxigena a mente, então eu ia em frente sem pensar em prazer. Era uma necessidade, e pronto.
Aos poucos, fui largando tudo e mantive apenas as caminhadas, essas, sim, não apenas saudáveis, como prazerosas. Poderia passar o dia caminhando, não tivesse que reservar um tempo para exercícios cerebrais, como trabalhar e fazer palavras cruzadas.
Parecia tudo bem, até que uma médica me disse: caminhar é bom, mas não basta. Está na hora de você suar o top. E me recomendou pilates.

MARTHA MEDEIROS. Foto: Cícero Rodrigues
Modismo, chatice, tédio. Todas essas ideias me passaram pela cabeça, mas sou obediente, acato ordens, e me matriculei num pequeno estúdio a poucos passos da minha casa, conduzido por um casal de instrutores. Fui cair na mão dos melhores, posso apostar. Em três sessões, já percebia mudanças no meu corpo, na minha postura.
Quanto ao tédio, bom, não há tédio na dor. Às vezes, me sinto como se estivesse treinando para me apresentar no Cirque du Soleil. Recebo ordens inimagináveis: grude o umbigo nas costas, encolha as costelas, encoste o queixo no peito. Já houve caso de instruírem um rapaz a contrair o útero! Dá vontade de rir, mas não convém, temos que nos concentrar na respiração. Juro, com tudo isso, ainda pedem que a gente respire.
Então, de volta aos exercícios sem prazer?
Pois aí está a novidade: o prazer é de outra ordem. O pilates faz a gente mudar a maneira de pensar o corpo, o que deve ser a razão do seu sucesso mundo afora. Ao decidir praticar um exercício, muitas vezes ficamos condicionados aos benefícios externos de se estar em forma: a saúde é uma boa desculpa, mas a vaidade é que nos faz pagar a mensalidade da academia. Pois o pilates supera essa visão miúda, adicionando à prática uma reflexão que vai muito além do desejo de ser admirado.
Quando somos adolescentes, sentimos nosso corpo como parte indissolúvel do nosso ser. Porém, com o passar do tempo, acaba acontecendo uma dissociação – à revelia, nosso corpo começa a nos abandonar, a nos deixar na mão. A pele vai se soltando, os órgãos internos armam rebeliões, as articulações gritam, rangem – não me peça para explicar, mas nosso corpo ganha vida própria, se emancipa e não nos escuta mais.
O pilates é, antes de tudo, uma reconciliação com esse corpo que se tornou rebelde e fugidio. Ele sempre esteve a nosso serviço, mas pouco estivemos a serviço dele. Pois o pilates, feito um cupido, faz com que nós e nosso corpo passemos a nos conhecer mais profundamente e a descobrir o que nem sabíamos um do outro, mesmo com tantos anos de convívio.
Basicamente, pilates é o resgate do amor entre você e o que você traz dentro. Mesmo que seja um útero que você nem tem.

#PratiquePilates – Flexão lateral no Ladder Barrel

April 26th, 2013 by Revista Pilates


O exercício de hoje auxilia no fortalecimento da coluna e melhora a postura, protege a cavidade abdominal, previne lesões e acaba com dores nas costas. Conheça o passo a passo da flexão lateral no Ladder Barrel, equipamento da STOTT PILATES™.
EXERCÍCIO: Flexão lateral (nível básico)
Inicie o exercício com a seguinte posição: de lado para o arco, pés contra a escada e o quadril de baixo apoiado no arco. A sola do pé de baixo no quinto degrau, pé de cima em volta da frente do pé de suporte. Coluna e pelve o mais neutras possível, exceto para a flexão lateral. A porção superior do tronco ereta, braços alongados, segurando o bastão acima da cabeça. Escápulas estabilizadas.

Flexão lateral no Lader Barrel da Stott Pilates™
Em seguida, inspire, alongue a coluna para longe da escada para criar uma linha longa dos pés até as mãos. Depois disso, expire. Faça, então, a flexão lateral da coluna em direção à escada, o mais longe possível, até onde a pelve e a coluna permaneçam alinhadas. Inspire, alongue a coluna para longe da escada para criar uma linha longa dos pés até as mãos. Complete a sequência de oito a dez vezes em cada lado.
O equipamento
Desenhado para o aumento da flexibilidade e condicionamento do core, o Ladder Barrel STOTT PILATES™ desafia a força e a estabilidade do core de qualquer pessoa, do amador ao profissional.
O que é core?
Core – termo inglês que significa centro ou miolo – é o grupo de 29 músculos que compõem o abdômen. Ele coincide com o centro de gravidade do corpo, ou seja, todos os movimentos se iniciam com a sua estabilização.